SBPC premia vencedoras do Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher

15 de fevereiro de 2023

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizou na última sexta-feira (10/02), em São Paulo, a cerimônia do 4º Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher. Nesta edição, a premiação reconheceu pesquisas de iniciação científica na categoria “Meninas na Ciência”.

Ao todo, o prêmio recebeu indicações de 446 candidatas de 223 instituições de todas as regiões do país, sendo 126 do ensino médio e 320 da graduação (nas áreas de Biológicas e Saúde, Engenharias, Exatas e Ciências da Terra e Humanidades).

Na área de Humanidades, as vencedoras são Alessandra Stefanello, graduanda de Letras na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com o trabalho “Um outro olhar para a língua: a posse da terra e o direito à propriedade”; e Denise Barrozo de Paula, graduada em Psicologia pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (UMSCS), com o projeto “Representações, sentidos e valores da menina negra na literatura infanto-juvenil: um estudo a partir do livro a cor da ternura de Geni Guimarães”. Menção honrosa foi concedida a Laura Gabriella Muniz da Silva, graduanda em Direito na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com o projeto “Transformando vítimas em protagonistas: a pedagogia de Paulo Freire na educação em direitos humanos”; e Vanessa Nogueira Matos, graduanda em Pedagogia na Universidade Federal de Jataí (UFJ), com o trabalho “A infância em diário de Bitita: o memorialismo poético de Carolina Maria de Jesus”.

Para saber como foi a premiação e conhecer todas as premiadas, confira esta reportagem do Jornal da Ciência.

Assista à cerimônia no canal da SBPC no YouTube.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br