Seminários da UFU vão abordar tecnologias, comunicação e educação

12 de abril de 2023

O campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no Triângulo Mineiro, terá três eventos simultâneos entre os dias 24 e 28 de abril: o II Seminário Internacional Interdisciplinar em Tecnologias, Comunicação e Educação, o I Seminário Nacional – Nos Caminhos Comunicação: Extensão e Pesquisa e a XI Semana de Comunicação (Secom), todos organizados por docentes e discentes do curso de Jornalismo, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (PPGCE) e do Centro Acadêmico do Curso de Jornalismo (Cajor) da UFU.

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) estará nos eventos, representada por Juliano Domingues (Unicap), presidente interino, e Adriana Omena dos Santos (UFU), diretora Administrativa, que participarão do painel “Democracia, comunicação e acesso à informação em países iberoamericanos: o papel da comunicação pública e das ouvidorias/audiências” ao lado de Laura Martínez Aguila (Universidad Nacional Autónoma de México/Instituto Mexicano de la Radio), que entrará remotamente. O painel está marcado para as 19h do dia 24 e será mediado pela pesquisadora Ana Beatriz Tuma (USP).

No mesmo dia, os seminários serão oficialmente abertos às 9h da manhã, com a conferência “O protagonismo da pesquisa e extensão em comunicação, tecnologias e educação no mundo contemporâneo”, proferida por Ana Carolina Temer (UFG/UFU).

O segundo dia começa com duas rodas de conversa: uma entre docentes e discentes da UFU e outra com egressos do curso de Jornalismo da instituição que estão (ou estiveram) na pós-graduação, esta organizada por Mirna Tonus (UFU), coordenadora da categoria Jornalismo do prêmio Expocom, da Intercom, e por Christiane Pitanga (UFU).

Às 14h do dia 25, Fernanda Lilia, diretora de Jornalismo da TV Integração, Sérgio Gouvea, diretor da GA Comunicação, Marcos Urupa, da Andi Comunicação e Direitos e Mateus Oliveira, da rádio Band FM, vão conversar sobre "A década, o jornalista e o consumo", com mediação da jornalista Julia Barduco.

Em seguida, às 17h, painel “Educação, Comunicação e Tecnologias: contribuições e atuações da Rede Alfamed – eixo Brasil/Portugal – no contexto da diversidade” vai reunir Gabriela Borges (Universidade do Algarve, Portugal), Ignacio Aguaded (Universidad de Huelva, Espanha) e Alexandre Sayad (Unesco – Media and Information Literacy Alliance), participando remotamente com a mediação presencial de Vanessa Matos dos Santos (UFU).

No dia 26 de abril, haverá mais três painéis: “Pesquisas em Educação Matemática e Tecnologias Digitais no Ensino: Trajetórias e desafios”, às 8h30, com Camila Rezende Oliveira, Letícia Alexandra de Assis e Tatiane Daby de Fatima Faria Borges, todas da UFU; “Materialismo cultural: os desafios das pesquisas em análise cultural no processo comunicativo”, às 10h30, com o professor Gerson de Sousa (UFU) e os egressos Sara Camelo, Beatriz Ortiz e Brunner Guimarães; e “Comunicação, Tecnologias, Educação e os ODS nas pesquisas”, às 19h, com Jaluza Maria L. S. Borsatto, presidente do Comitê Gestor dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (CGODS) da UFU, e Carlos Henrique de Carvalho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da instituição.

A mesa-redonda “Ações afirmativas e políticas públicas na educação” abrirá a programação do dia 27, a partir das 8h30, com a participação da assistente social Mireile Martins (SOS Mulher) e Leonor Araújo (Ufes), mediadas por Janaína Bernardino, estudante de Jornalismo da UFU. A comunicação anticapacitista será o tema de um painel às 14h, com mediação de Paulo Félix, professor da educação básica e mestre pela UFU, participação remota do jornalista inclusivo Rafael Ferraz e de Beatriz Monti (Instituto Lagarta Vira Pupa) e presencial da pedagoga Valéria Asnis e de Leonora Diniz (Coletivo Autista UFU).

No último dia, 28 de abril, Nicoli Tassis, Nuno Manna e João Damásio, docentes da UFU, vão falar sobre “A comunicação a partir da narrativa, da cultura e da temporalidade” a partir das 9h. às 14h, a mesa-redonda “Lei, privacidade e direito à informação” receberá Luis Cezar, professor da Faculdade de Direito da UFU, Fabio Borges, fundador da LGPD Simplificada, Zanei Barcellos (UnB) e Luiz Fernando Toledo (Fiquem Sabendo) para um debate mediado por Beatriz Cintra, estudante de Jornalismo da UFU.

Além de conferência, painéis e mesas-redondas, a programação da semana terá sessões de apresentação de projetos experimentais (dia 24), iniciações científicas e monografias (dia 26), projetos de extensão e resumos expandidos (dia 27). Os eventos serão encerrados na noite do dia 28 com a roda de conversa “Ciência no boteco – Conhecendo mais de nós”, em que docentes e discentes da UFU vão tratar das pesquisas em desenvolvimento no PPGCE da instituição.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste formulário.

Mais informações na página do evento.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br