Tensionamentos no ensino do jornalismo

Pesquisadores interessados pelo tema podem enviar até o dia 30 de novembro resumos de capítulos para publicação no e-book Práticas e tensionamentos contemporâneos no ensino do Jornalismo, que está sendo organizado pelos professores Zanei Ramos Barcellos, Rafiza Varão e Elton Bruno Pinheiro, da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília.

A ementa da publicação ressalta que, “em 2016, os cursos de Jornalismo no Brasil deixaram de fazer parte do rol de habilitações que compõem o de Comunicação Social, cujas origens remontam a 1947. Desde então, foram implantadas as Novas Diretrizes Curriculares, aprovadas em 2013. De lá pra cá, as mudanças, tanto no ensino da atividade quanto no âmbito profissional, têm acontecido de forma intensa, ainda que gradual. Há, nesse cenário de implantação das novas DCN, não só questões pedagógicas mas imposições que emergem do cotidiano e das reconfigurações que o jornalismo vem enfrentando desde o avanço das tecnologias digitais sobre o mundo analógico. A proposta deste livro busca conciliar a apreciação entre o admirável já não tão mundo novo das tecnologias digitais e seu impacto no ensino acadêmico do Jornalismo (em todas as suas áreas), refletindo sobre as novas perspectivas teóricas e práticas pedagógicas que influenciam, inspiram e/ou orientam docentes em suas salas de aula e/ou laboratórios”.

Os resumos devem ser endereçados ao e-mail livro.jornalismo@gmail.com, com cópia para rafiza@gmail.com, zanei.barcellos@gmail.com e eltonbruno@unb.br, contendo os seguintes dados: título do artigo; resumo em até 10 linhas; três palavras-chave; currículo resumido (cinco linhas), com destaque para as principais áreas de atuação e pesquisa; instituição de origem; endereço eletrônico do autor do artigo.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br