ISSN: 2175-4683

A Intercom

Fundada no dia 12 de dezembro de 1977 em São Paulo, a INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, destinada a reunir pesquisadores e profissionais da Comunicação em uma perspectiva interdisciplinar. Seus sócios estão distribuídos por todas as regiões do Brasil e, também, no exterior. É associação representativa da área de Comunicação Social, membro da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Em âmbito internacional relaciona-se com fóruns legitimados pelas Ciências da Comunicação: CONFIBERCOM - Confederação Ibero-Americana das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação; Alaic – Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación; LUSOCOM – Associação Lusófona de Comunicação; ASSIBERCOM – Associação Ibero-Americana de Comunicação; e IAMCR – International Association of Mass Communication Researchers, entre outros.

• Contribuir para a reflexão plural sobre problemas emergentes da Comunicação;

• Contribuir para a formação de modelos de análise da Comunicação pertinentes à sociedade e cultura brasileiras;

• Contribuir para o aperfeiçoamento e a revitalização intelectual dos sócios, mediante o intercâmbio de experiências entre os pesquisadores da área da Comunicação;

• Contribuir para a superação da dependência política, cultural e tecnológica do sistema nacional de Comunicação;

• Contribuir para o aperfeiçoamento das instituições democráticas, provendo e difundindo a liberdade de expressão e de pensamento, assim como o livre exercício da Comunicação;

• Contribuir para o aperfeiçoamento da sociedade brasileira, estimulando e facilitando o seu acesso à Ciência, à Tecnologia e à Cultura;

• Contribuir para a promoção da cultura nacional e regional, estimulando a preservação dos bens e valores culturais do País;

• Contribuir para o desenvolvimento da produção científica, artística, cultural, informativa e educativa do País;

• Manter intercâmbio com organismos congêneres, em âmbito local, regional, nacional e internacional.

• Realização de congresso oficial anual, congressos regionais de pesquisa, seminários, simpósios especiais, cursos de curta duração, grupos de estudo sobre aspectos da realidade brasileira no campo da Comunicação;

• Realização de Colóquios Binacionais de forma a promover a pesquisa conjunta e integrada de pesquisadores brasileiros e pesquisadores de diversos países da Europa, Asia, América Latina e Estados Unidos;

• Estímulo ao desenvolvimento de pesquisas;

• Edição e co-edição de livros e volumes que tratem de temas específicos e de aspectos interdisciplinares da Comunicação;

• Produção, edição e distribuição de vídeo, áudio e outras peças de reprodução sonora e visual de caráter científico, tecnológico, cultural e artístico na área da Comunicação;

• Manutenção da PORTCOM – Rede de Informação em Comunicação dos Países de Língua Portuguesa – em convênio com instituições de ensino ou de cultura; assim como apoio à organização de entidades de Comunicação – museus, arquivos ou bibliotecas de acesso público;

• Incentivo e assessoramento à formação científica, tecnológica, cultural e artística de pesquisadores, professores, profissionais e especialistas da Comunicação, mediante contato com organizações distintas para a concessão de bolsas de estudos;

• Estabelecimento de acordos e convênios com entidades congêneres, institutos e órgãos de fomento à pesquisa, do País e do exterior, para o intercâmbio de informações;

• Concessão de prêmios a pesquisadores, autores, artistas e técnicos em concursos e eventos da área da Comunicação produzidos e realizados no Brasil;

• Planejamento e administração de cursos sobre temas científicos, tecnológicos, culturais ou artísticos relacionados com a Comunicação e sua interdependência com a Educação para formar, informar e aperfeiçoar profissionais vinculados a instituições de ensino;

• Estimular a realização de pesquisas continuadas nos Grupos de Pesquisa, agrupados por Divisões Científicas.

Pode ser associado da INTERCOM qualquer pesquisador que se dedique ou se interesse pelos estudos avançados na área de Comunicação. Para ser admitido como associado, basta o interessado se filiar através do Portal da Intercom se cadastrando em nosso sistema LINK.

Presidente
Juliano Domingues (Unicap)

Vice-Presidente
Ariane Carla Pereira (Unicentro)

Diretora Financeira
Daniela Cristiane Ota (UFMS)

Diretora Administrativa
Fernando Ferreira de Almeida (Intercom)

Diretora Científica
Iluska Maria da Silva Coutinho (UFJF)

Diretora Cultural
Márcia Guena dos Santos (Uneb-Juazeiro)

Diretor Editorial
Nara Lya Cabral Scabin (UAM)

Diretora de Documentação
Ivanise Hilbig de Andrade (UFBA)

Diretora de Projetos
Paulo Victor Purificação Melo (UFBA)

Diretor de Relações Internacionais
Eneus Trindade Barreto Filho (USP)

Diretora Regional Norte
José Tarcísio da Silva Oliveira Filho (UFRR)

Diretora Regional Nordeste
Michelly Santos de Carvalho (UFMA-Imperatriz)

Diretor Regional Centro-Oeste
Luãn José Vaz Chagas (UFMT)

Diretora Regional Sudeste
Franco Dani Araújo e Pinto (UNIVALE)

Diretora Regional Sul
Camila Garcia Kieling (PUCRS)

Adriana Cristina Omena dos Santos (UFU)
Cláudia Peixoto de Moura (Intercom)
Cristiane Finger Costa (PUCRS)
Felipe Pena de Oliveira (UFF)
Roseméri Laurindo (Furb)

Margarida Maria Krohling Kunsch (USP)
Maria Immacolata Vassallo de Lopes (USP)
Antonio Carlos Hohlfeldt (PUCRS)
Anamaria Fadul (Intercom)
Manuel Carlos Chaparro (Intercom)
Sonia Virginia Moreira (Uerj)
Gaudêncio Torquato (GT Marketing)
Cicilia Maria Krohling Peruzzo (UFBA)
Marialva Carlos Barbosa (UFRJ)
Giovandro Marcus Ferreira (UFBA)

Maria do Carmo Silva Barbosa (Intercom)
Genio Nascimento (Intercom)
Rônia Francisca Barbosa (Intercom)