GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura

Ementa

Investiga a centralidade político-econômica que a informação, a comunicação e a cultura ganharam no modo de produção capitalista, colocando em interação campos disciplinares como a Economia Política, a Comunicação, a Ciência da Informação e os Estudos Culturais Críticos. Estuda as transformações desencadeadas pelas reestruturações produtivas no complexo de mediações sociais a partir do advento da Indústria Cultural, tendo como cerne a categoria trabalho. Pesquisa as contradições históricas entre economia e cultura; o trabalho cultural e comunicacional; a configuração de mercados; o papel do Estado nos processos de regulação; as organizações empresariais e a concorrência intra e entre mídias; a convergência entre telecomunicações, informática e audiovisual; a desinformação. Analisa iniciativas comunicativas contra-hegemônicas que confrontam instâncias capitalistas de mediação.

Palavras-chave: trabalho cultural e comunicacional; mediações; indústrias culturais; monopólios; contra-hegemonia; luta de classes

E-mail do grupo: gp.economia.politica@intercom.org.br

Lista de discussão: groups.google.com/forum/intercomgpepicc

Facebook: facebook.com/groups/discutindoepc

Portal Eptic: eptic.com.br

Revista Eptic: seer.ufs.br/eptic

Coordenador: Carlos Peres de Figueiredo Sobrinho (UFS)

Currículo lattes

PUBLICAÇÕES PRODUZIDAS COLETIVAMENTE PELO GP

BRITTOS, Valério Cruz, LOPES, Ruy Sardinha (Org.), Políticas de Comunicação e Sociedade. São Paulo: INTERCOM, 2012.346 p.: il. - (Coleção GPs: Grupos de Pesquisa; vol. 2).

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
(11) 3892 7557
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br