VIII PENSACOM BRASIL 2021

CHAMADA DE TRABALHOS

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e o Serviço Social do Comércio (SESC) por meio do no Centro de Formação e Pesquisa do Sesc São Paulo realizam a VII Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro - Pensacom Brasil 2021 sob o tema: “O Cidadão Freiriano na Sociedade Contemporânea e as Contribuições Institucionais” nos dias 06 e 08 de dezembro de 2021, em modalidade virtual.

A realização do evento conta com o apoio da Fapesp, Cátedra em Comunicação e Informação Intercom José Marques de Melo e da Rede Cátedras e Observatórios de Comunicação e Informação, Cultura e Desenvolvimento Social da América Latina.

Para os Grupos de Trabalho do evento, podem ser submetidas comunicações científicas em formato de resumo expandido e, posteriormente, após aprovação e apresentação no evento, em modelo de artigo para a publicação nos Anais do evento dentro dos padrões estabelecidos e na plataforma indicada.

As sessões de apresentação dos Grupos de Trabalho (GTs) serão realizadas na modalidade virtual no dia 07/11/2021, terça-feira, nos turnos da manhã e tarde.

NORMAS GERAIS PARA A INSCRIÇÃO DE TRABALHOS
Leia antes da digitação e envio do Trabalho

1) As comunicações científicas enviadas devem consistir em textos sobre pesquisas realizadas ou em andamento, cuja apresentação se dará nos Grupos de Trabalho (GTs), que estão listados a seguir.

2) É indispensável que antes do envio do texto o autor(a) possa mapear os eixos temáticos de cada grupo conforme descrito nas ementas procurando um tema ou área do campo da Comunicação presente nos GTs, com a qual seu trabalho possa se identificar.

3) O espaço é destinado especialmente a Doutores(as), Doutorandos(as), Mestres, Mestrandos(as), Especialistas. Estudantes de Especialização e de Graduação só podem submeter trabalhos em coautoria com Doutores(as), Doutorandos(as), Mestres ou Especialistas.

4) Poderá ser inscrito um paper por autor/a, exceto no caso de coautoria, quando é permitida a submissão de até dois trabalhos do mesmo autor, desde que um deles seja de autoria única e outro não.

5) É obrigatório formatar o trabalho de acordo com o modelo-padrão e, sobretudo, utilizar o papel timbrado específico deste evento que está disponível para download nas informações a seguir sob risco de recusa do trabalho.

6) Caso aprovado o trabalho, em qualquer hipótese, só poderá ser apresentado na sessão de trabalho do grupo por um dos autores descritos no trabalho inscrito. São permitidos o máximo de cinco autores por texto submetido.

GRUPOS DE TRABALHO (GTs)
Nos quais as comunicações podem ser inscritas

GT 1 – Pensamento Comunicacional
Ementa – Cartografia do pensamento comunicacional brasileiro e latino-americano. Perfis de pesquisadores. Identidade comunicacional de pesquisadores e instituições. Contribuições inovadoras à pesquisa em comunicação. Teoria e metodologia da Comunicação. Principais correntes teóricas da comunicação no Brasil e na América Latina.

GT 2 - Comunicação Popular e Alternativa
Ementa – Comunicação desenvolvida no âmbito dos movimentos sociais, etnoculturais, dos sindicatos e organizações populares em geral. Comunicação movida por objetivos sociais e de promoção da cidadania. Comunicação ligada ao serviço público em oposição à mercantilização da mídia. Comunicação para a transformação social.

GT 3 – Comunicação Digital e Tecnologias
Ementa – Estudos sobre Comunicação digital, suas dinâmicas de produção de conteúdo e interfaces tecnológicas. Novas formas de expressão no campo digital. Construção de conteúdos em novas plataformas tecnológicas. Comunicação transmídia. A relação entre Comunicação, cultura e tecnologia. Novas formas de mediação pela Internet.

GT 4 – Folkcomunicação
Ementa- A cultura popular brasileira e sua presença nas mídias tradicionais e digitais. Teoria e metodologia da Folkcomunicação. As relações entre folclore, cultura erudita e cultura de massa. Manifestações espontâneas da Folkcomunicação. Intermediações folk-midiáticas nas práticas comunicacionais.

GT 5 – Comunicação, Cultura e Religiões
Ementa – Comunicação e Religiões no cenário contemporâneo. Midiatização da Religião. Abordagens metodológicas transdisciplinares da Comunicação Social e das Ciências Humanas (História, Ciências Sociais, Antropologia). Memória e práticas culturais religiosas.

GT 6 – Comunicação, Educação e Ensino
Ementa – Comunicação e Ensino. Práticas educacionais inovadoras nos cursos de comunicação. Reclassificação dos Cursos de Comunicação. Diretrizes Curriculares da área de comunicação. Perfil e Histórico de Curso de Comunicação em nível de graduação e pós-graduação. Projetos pedagógicos inovadores na área da comunicação. Projetos interdisciplinares de cursos de graduação em comunicação com áreas afins.

GT 7 – Comunicação e Mercado
Ementa – Comunicação, mercado e consumo. Processos comunicacionais voltados aos aspectos promotores do consumo, das percepções construtoras das imagens corporativas e do relacionamento com as marcas, por meio de práticas convencionais e não convencionais. Mudanças nas relações entre organizações e consumidores. O consumidor cidadão. As mídias digitais e o consumidor. As mídias e o impacto sobre a formação da subjetividade dos consumidores.

GT 8 – Comunicação e Política
Ementa – Comunicação, política e sociedade. Marketing Político e campanhas eleitorais; Comunicação pública e política. Novas práticas de comunicação na política: mídias digitais e redes sociais.

GT 9 – Comunicação e Juventudes
Ementa – Comunicação, conexões e juventudes. Juventudes e Internet. Imaginário da Juventude nos meios de comunicação. Mídia, jovens e polarização na internet. Sociabilidade juvenil e novas tecnologias. Consumo de mídia entre jovens.

GT 10 – Comunicação e Saúde
Ementa – As relações interdisciplinares entre Comunicação e Saúde. A comunicação como prevenção à saúde. A agenda midiática voltada à saúde, seus avanços e desafios. O diálogo entre comunicadores e profissionais da saúde. A formação da opinião pública em saúde. Os impactos dos meios de comunicação na educação em saúde.

FORMATO PARA AS COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS
Obrigatório formatar o trabalho de acordo com este modelo-padrão

RESUMO EXPANDIDO (ATÉ 29/11/2021)

Com 1 a 3 páginas (incluindo referências), fonte Times New Roman, em corpo 12, espaçamento simples entre as linhas, A4, com margem de 3,0 cm à esquerda e todas as demais de 2,5 cm. De três a cinco palavras-chave.
Template (clique aqui).

ARTIGO COMPLETO (ATÉ 10/02/2022)

Deve conter entre dez e quinze páginas (incluindo referências), fonte Times New Roman, em corpo 12, espaçamento entre linhas de 1,5 no corpo do texto, A4, com margem de 3,0 cm à esquerda e todas as demais de 2,5 cm. Deve conter um resumo de aproximadamente 10 linhas e de três a cinco palavras-chave.
Template (clique aqui).

Para o envio do Resumo Expandido até o dia 29/11/2021 e do Artigo Completo (caso o trabalho tenha sido aprovado e apresentado nas sessões dos GTs) até 10/02/2022 deve ser usada a plataforma: pensacom.intercom.org.br

Coordenação geral: Prof. Dr. Ricardo Alvarenga (ESTÁCIO SLZ)

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
(11) 3892 7557
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



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Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h