GP RÁDIO E MÍDIA SONORA DA INTERCOM RECEBE PROPOSTAS DE INSTITUIÇÕES INTERESSADAS EM SEDIAR O VI SIMPÓSIO NACIONAL DO RÁDIO

15 de março de 2023

O Grupo de Pesquisa (GP) Rádio e Mídia Sonora da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) recebe, até 5 de maio, propostas de instituições interessadas em sediar o VI Simpósio Nacional do Rádio, evento a ser realizado presencialmente no primeiro semestre de 2024. “O Simpósio Nacional do Rádio é o principal evento nacional dedicado inteiramente aos estudos radiofônicos. Com edições bienais, pretende aproximar academia e mercado afinando a compreensão que temos dos desafios e avanços do meio”, afirma Álvaro Bufarah Júnior (UPM/FAAP), vice-coordenador do GP Rádio e Mídia Sonora.

Debora Cristina Lopez (Ufop), coordenadora do GP, explica que, com a abertura do edital, a intenção é “ampliar as possibilidades da organização, chegando a espaços onde o simpósio ainda não esteve”. “O evento já tem dez anos de história, com a proposta de ser realizado em cidades distintas. Já tivemos edições no Nordeste, no Sul, no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil. São discussões muito relevantes e atuais, por isso a importância de trabalhar com sedes distintas e de estabelecer parcerias”, completa.

“Buscamos uma instituição parceira para pensar e organizar juntos o evento. Então, além da organização logística, a ideia é que a equipe estruture a programação com mesas, oficinas e grupos de trabalho”, explica o professor Álvaro. Assim, a data exata, o tema e a programação do simpósio serão definidos conjuntamente com a comissão organizadora da instituição selecionada.

Podem enviar proposta instituições de ensino públicas e privadas que tenham cursos de graduação e/ou pós-graduação em Comunicação. Os requisitos são: sala de aula e/ou auditório para mesas temáticas e grupos de trabalho, com equipamentos audiovisuais (data show, alto-falantes, acesso à internet e computadores); monitores para apoio e atendimento dos(as) participantes; infraestrutura para transmissão ou gravação de três mesas (abertura, temática e encerramento). A instituição anfitriã também será responsável pela criação do hotsite do evento, pela emissão de certificados e pelos custos de deslocamento e estada dos convidados das três mesas.

As propostas devem ser enviadas para o e-mail gp.radio@intercom.org.br, com o assunto “Proposta de Simpósio Nacional do Rádio – [Nome da Instituição]” e os seguintes anexos:

● Carta de apoio institucional à organização do evento, assinada por instância oficial (por exemplo, coordenação de curso, chefia de departamento, diretoria de centro ou reitoria);

● Proposta de realização do simpósio, com: coordenação geral (nome e contatos); objetivos; justificativa; estrutura disponível; professores(as) que comporão a comissão de organização; termo de concordância em atender as necessidades indicadas no edital.

Acesse o edital: https://bit.ly/SedeSNR.

Saiba mais sobre Simpósio Nacional do Rádio, cuja quinta edição foi realizada em modalidade on-line com apoio do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi e do Núcleo de Estudos de Rádio (NER) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): site do evento e playlist no YouTube.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br