GRUPOS DE PESQUISA INTERCOM: GP RÁDIO E MÍDIA SONORA

8 de fevereiro de 2023

O JORNAL INTERCOM segue com a série especial sobre os 33 Grupos de Pesquisa (GPs) que compõem o braço de produção científica da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Na reestruturação concluída pela Intercom em 2021, um dos grupos renovados foi o GP Rádio e Mídia Sonora, um dos mais tradicionais da área no Brasil, criado em 1991.

Atualmente coordenado por Debora Cristina Lopez (Ufop) e Álvaro Bufarah Júnior (UPM/FAAP), o GP Rádio e Mídia Sonora tem uma forte atuação, reunindo pesquisadoras e pesquisadores de todas as regiões do Brasil. “O GP se constitui hoje como um dos principais fóruns para o debate acadêmico sobre rádio e mídia sonora no Brasil. Dele, além das pesquisas e projetos colaborativos, derivam construções conceituais, esforços para conhecer o caráter plural do meio, atualizações e inquietações compartilhadas. Especialmente nos últimos anos, o GP tem liderado um esforço pelo desenvolvimento ou pela adaptação de metodologias para pensar o rádio, que considerem a natureza do objeto sonoro e de seus desdobramentos”, afirma a professora Debora Lopez.

No 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2022), realizado entre 5 e 9 de setembro na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em João Pessoa, o GP Rádio e Mídia Sonora esteve entre os cinco GPs com mais trabalhos submetidos: recebeu 37 artigos, dos quais 36 foram aceitos e 33, apresentados presencialmente nas oito sessões do grupo – que realizou, ainda, uma sessão de lançamentos e uma reunião do GP. “Ainda que tenhamos sentido os impactos das reduções de financiamento, da insegurança sanitária gerada pela pandemia de covid-19 e da crise política e econômica do país, o congresso foi produtivo e a retomada das atividades presenciais foi bem recebida pelos pesquisadores”, avalia a coordenadora. “Além da qualidade dos trabalhos apresentados e das discussões posteriores, ações muito características de um encontro presencial, como os intercâmbios, a intensificação das relações e das colaborações entre pesquisadores e a projeção de estudos coletivos, voltaram.”

Ainda no Intercom 2022, o GP colaborou na realização do VI Fórum de Rádios e TVs Universitárias, evento já tradicional na programação do congresso nacional e que foi coordenado por Debora Lopez, Iluska Coutinho (UFJF), Marcelo Kischinhevsky (UFRJ), Valci Zuculoto (UFSC) e Edna de Mello Silva (Unifesp). Além das mesas temáticas, o fórum foi o palco da cerimônia do III Prêmio RUBRA de Rádio Universitário, promovido pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil (RUBRA).

Fora do congresso, o GP Rádio e Mídia Sonora realizou três eventos: a série de lives Futuro da Pesquisa em Rádio, entre março e junho; o especial Desafios do Rádio em 2022, em março; e o 5º Simpósio Nacional do Rádio, em maio, organizado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. E, no dia 2 de junho, o GP coordenou a sessão Rádio e Desinformação da quarta temporada da Lives Cátedra Intercom, recebendo o espanhol Daniel Martín-Pena (UEx) e o brasileiro Paulo Fernando Lopes (UFPI). O GP também seguiu apoiando a Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora, periódico publicado pelo Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor), pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e pelo Núcleo de Rádio e TV (NRTV) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Para este ano, o GP Rádio e Mídia Sonora já tem diversas atividades planejadas. “Temos a previsão de realização de uma live em parceria com o GT História da Mídia Sonora da Associação Brasileira de História da Mídia (Alcar) sobre os cem anos da Rádio MEC e de uma live do GP, com o tema ‘Perspectivas para a pesquisa em Rádio e Mídia Sonora’, que pretende trazer uma abordagem internacionalizada para os estudos radiofônicos”, adianta a professora Debora. “Além disso, devemos dar sequência ao projeto ‘Lives Futuro da Pesquisa em Rádio’, que abre espaço para a nova geração de pesquisadores da área discutirem suas pesquisas e abordagens conceituais. E, claro, participar da quinta temporada das Lives Cátedra Intercom”, completa a coordenadora, acrescentando que o grupo também seguirá participando da definição de temas para os dossiês da revista Radiofonias e, ainda em 2023, definirá a sede da sexta edição do Simpósio Nacional do Rádio, a ser realizada em 2024.

Outra ação prevista é realizar, colaborativamente com outras entidades científicas brasileiras e latino-americanas, cursos de capacitação de pareceristas. “A ideia é colaborar para a formação das novas gerações de pesquisadores e também potencializar a qualidade de avaliação de artigos que caracteriza o GP Rádio e Mídia Sonora”, explica Debora Lopez.

Sobre as perspectivas futuras do grupo, a professora Debora reforça que “a colaboração e o trabalho coletivo, marcas do GP Rádio e Mídia Sonora, são o caminho”. “Colaboração que busca qualificar a área a cada dia mais, contribuir para a formação das próximas gerações de pesquisadores, ampliar o diálogo, entender as mudanças e dialogar com as práticas. Este é um GP que busca não se enclausurar em suas atividades, mas se abrir a novos sujeitos e a novas experiências, a olhar para o mercado de produção sonora e para a academia, construindo pontes. Este diálogo, este enredamento entre pesquisadores, produtores, consumidores de rádio e de mídia sonora nos permitem olhar para o rádio como um fenômeno plural, multidimensional e que, mais do que certezas, nos apresenta desafios. E os caminhos para enfrentar esses desafios e entender essas mudanças estão no diálogo e na construção coletiva, que partem de pontos de vista distintos e nos permitem discutir os rádios possíveis”, conclui.

Clique nos links para conhecer e acompanhar o GP Rádio e Mídia Sonora:
Página do GP no Portal Intercom (ementa, palavras-chave, canais, coordenação e publicações coletivas)
Trabalhos publicados nos Anais do Intercom 2022
Instagram @intercom.radio

Facebook @intercom.radio

YouTube

Site

Lista de discussão: intercomradio@yahoogrupos.com.br (enviar interesse de participação para debora.lopez@ufop.edu.br ou abufarah@uol.com.br)

GRUPOS DE PESQUISA INTERCOM
Confira as matérias já publicadas na série especial do JORNAL INTERCOM:

GP Folkcomunicação
GP Comunicação Antirracista e Pensamento Afrodiaspórico
GP Comunicação, Alteridade e Diversidade
GP Cinema
GP Comunicação, Mídias e Liberdade de Expressão
GP Comunicação, Tecnicidades e Culturas Urbanas
GP Comunicação e Esporte
GP Comunicação, Divulgação Científica, Saúde e Meio Ambiente
GP Ficção Televisiva Seriada
GP Comunicação e Trabalho
GP Geografias da Comunicação
GP Semiótica da Comunicação
GP Produção Editorial
GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br