IX PENSACOM BRASIL 2022
Pensamento Comunicacional Brasileiro

Independência, Comunicação e Cultura: olhares contemporâneos

Dias 7 e 8 de dezembro de 2022
Local: Centro de Pesquisa e Formação Sesc São Paulo
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar – Bela Vista/SP

CHAMADA DE TRABALHOS

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) e o Serviço Social do Comércio (SESC), por meio do Centro de Formação e Pesquisa do SESC São Paulo, realizam a IX Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro - Pensacom Brasil 2022, nos dias 7 e 8 de dezembro de 2022, em modalidade presencial, sobre o tema: “Independência, Cultura e Comunicação: olhares contemporâneos”.

A realização do evento conta com o apoio da Fapesp, Cátedra em Comunicação e Informação Intercom José Marques de Melo e da Rede Latino-Americana de Cátedras e Observatórios de Comunicação e Informação para a Cidadania e para a Cultura.

Para os Grupos de Trabalho do Pensacom 2022, podem ser submetidas comunicações científicas em formato de resumo expandido e, posteriormente, após aprovação e apresentação no evento, em modelo de artigo para a publicação nos Anais, dentro dos padrões estabelecidos e na plataforma indicada.

As sessões de apresentação dos Grupos de Trabalho (GTs) serão realizadas na modalidade presencial nos dias 7 e 8 de dezembro, no período da tarde.

CALENDÁRIO PENSACOM 2022

Submissão de trabalhos para os GTs

Até 06/11/2022

Comunicação dos aceites de trabalhos

Até 10/11/2022

Divulgação da programação

Até 19/11/2022

Realização das sessões de apresentação

7 e 8/12/2022


NORMAS GERAIS PARA A INSCRIÇÃO DE TRABALHOS
Leia antes da digitação e envio do Trabalho

1) As comunicações científicas enviadas devem consistir em textos sobre pesquisas realizadas ou em andamento cuja apresentação se dará nos Grupos de Trabalho (GTs), que estão listados a seguir.

2) É indispensável que antes do envio do texto, o(a) autor(a) possa mapear os eixos temáticos de cada grupo, conforme descrito nas ementas, procurando um tema ou área do campo da Comunicação presente nos GTs, com o qual seu trabalho possa se identificar.

3) O espaço é destinado especialmente a doutores(as), doutorandos(as), mestres, mestrandos(as) e especialistas. Porém, estudantes de especialização e de graduação só podem submeter trabalhos em coautoria com doutores(as), doutorandos(as), mestres ou mestrandos(as).

4) Poderá ser inscrito somente um trabalho por autor/a, exceto no caso de coautoria, quando é permitida a submissão de até dois trabalhos do mesmo autor, desde que um deles seja de autoria única e outro não.

5) É obrigatório formatar o trabalho de acordo com o modelo padrão e, sobretudo, utilizar o papel timbrado específico deste evento que está disponível para download nas informações a seguir, sob risco de recusa do texto.

6) Caso aprovado o trabalho, em qualquer hipótese, só poderá ser apresentado na sessão de trabalho do grupo por um dos autores descritos no trabalho inscrito. É permitido o máximo de cinco autores por texto submetido.

GRUPOS DE TRABALHO (GTs)
Nos quais as comunicações podem ser inscritas

GT 1 – Pensamento Comunicacional
Ementa – Cartografia do pensamento comunicacional brasileiro e latino-americano. Perfis de pesquisadores. Identidade comunicacional de pesquisadores e instituições. Contribuições inovadoras à pesquisa em comunicação. Teoria e metodologia da Comunicação. Principais correntes teóricas da comunicação no Brasil e na América Latina.

GT 2 - Comunicação Comunitária, Popular e Alternativa
Ementa – Comunicação desenvolvida no âmbito dos movimentos sociais, etnoculturais, dos sindicatos e organizações populares em geral. Comunicação movida por objetivos sociais e de promoção da cidadania. Comunicação ligada ao serviço público em oposição à mercantilização da mídia. Comunicação para a transformação social.

GT 3 – Comunicação Digital e Tecnologias
Ementa – Estudos sobre Comunicação digital, suas dinâmicas de produção de conteúdo e interfaces tecnológicas. Novas formas de expressão no campo digital. Construção de conteúdos em novas plataformas tecnológicas. Comunicação transmídia. A relação entre Comunicação, cultura e tecnologia. Novas formas de mediação pela Internet.

GT 4 – Folkcomunicação
Ementa- A cultura popular brasileira e sua presença nas mídias tradicionais e digitais. Teoria e metodologia da Folkcomunicação. As relações entre folclore, cultura erudita e cultura de massa. Manifestações espontâneas da Folkcomunicação. Intermediações folk-midiáticas nas práticas comunicacionais.

GT 5 – Comunicação, Cultura e Religiões
Ementa – Comunicação e Religiões no cenário contemporâneo. Midiatização da Religião. Abordagens metodológicas transdisciplinares da Comunicação Social e das Ciências Humanas (História, Ciências Sociais, Antropologia). Memória e práticas culturais religiosas.

GT 6 – Comunicação, Educação e Ensino
Ementa – Comunicação e Ensino. Práticas educacionais inovadoras nos cursos de comunicação. Reclassificação dos Cursos de Comunicação. Diretrizes Curriculares da área de comunicação. Perfil e Histórico de Curso de Comunicação em nível de graduação e pós-graduação. Projetos pedagógicos inovadores na área da comunicação. Projetos interdisciplinares de cursos de graduação em comunicação com áreas afins.

GT 7 – Comunicação e Mercado
Ementa – Comunicação, mercado e consumo. Processos comunicacionais voltados aos aspectos promotores do consumo, das percepções construtoras das imagens corporativas e do relacionamento com as marcas, por meio de práticas convencionais e não convencionais. Mudanças nas relações entre organizações e consumidores. O consumidor cidadão. As mídias digitais e o consumidor. As mídias e o impacto sobre a formação da subjetividade dos consumidores.

GT 8 – Comunicação e Política
Ementa – Comunicação, política e sociedade. Marketing Político e campanhas eleitorais; Comunicação pública e política. Novas práticas de comunicação na política: mídias digitais e redes sociais.

GT 9 – Comunicação e Juventudes
Ementa – Comunicação, conexões e juventudes. Juventudes e Internet. Imaginário da Juventude nos meios de comunicação. Mídia, jovens e polarização na internet. Sociabilidade juvenil e novas tecnologias. Consumo de mídia entre jovens.

GT 10 – Comunicação e Saúde
Ementa – As relações interdisciplinares entre Comunicação e Saúde. A comunicação como prevenção à saúde. A agenda midiática voltada à saúde, seus avanços e desafios. O diálogo entre comunicadores e profissionais da saúde. A formação da opinião pública em saúde. Os impactos dos meios de comunicação na educação em saúde.

FORMATO PARA AS COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS
Obrigatório formatar o trabalho de acordo com este modelo-padrão

RESUMO EXPANDIDO (ATÉ 06/11/2022)

Para o envio do Resumo Expandido até o dia 06/11/2022 deve ser usada a plataforma: pensacom.intercom.org.br

Com 1 a 3 páginas (incluindo referências), fonte Times New Roman, em corpo 12, espaçamento simples entre as linhas, A4, com margem de 3,0 cm à esquerda e todas as demais de 2,5 cm. De três a cinco palavras-chave.
Template (clique aqui).

ARTIGO COMPLETO (ATÉ 01/03/2023)

Deve conter entre dez e quinze páginas (incluindo referências), fonte Times New Roman, em corpo 12, espaçamento entre linhas de 1,5 no corpo do texto, A4, com margem de 3,0 cm à esquerda e todas as demais de 2,5 cm. Deve conter um resumo de aproximadamente 10 linhas e de três a cinco palavras-chave.
Template (clique aqui).

Para o envio do Resumo Expandido até o dia 06/11/2022 (ENCERRADO) deve ser usada a plataforma: pensacom.intercom.org.br

Coordenação geral: Prof. Dr. Ricardo Alvarenga (UFMA)

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




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